Curso Horta Orgânica de Apartamento em Abril, no Espaço Arboral

CURSO DE HORTA - Leila Pavetits - Foto Divulgacao 4 (1)

Diante da imensa quantidade de agrotóxicos nas verduras e legumes – o Brasil detém o título de maior consumidor mundial de pesticidas – , as pessoas querem criar a própria horta em casa. Mas será que é possível ter horta em apartamento?

A produtora rural Leila Pavetits garante que sim e ensinará como no dia 03 de abril, domingo, das 9h30 às 13h, no Espaço Arboral.

Os alunos aprenderão a preparar a terra, plantar, podar, manter livre de pragas e a colher os alimentos. Cada um deles receberá apostila e uma jardineira plantada por eles mesmos com Couve, Tomate Cereja, Capuchinha, Rúcula e Hortelã.

“Todo mundo foca só na horta de temperos, mas existe um universo maior de possibilidades que se cabem em vasos. Escolhi plantas de longa duração, adaptáveis e que fazem diferença no dia a dia. A couve, por exemplo, é uma planta vertical que vive muito tempo. Você pode tirar uma folha e colocar no suco verde e ela vai se regenerando e dando mais folhas continuamente”, explica a produtora rural que trocou a cidade pelo campo há 20 anos e consome, diariamente, alimentos orgânicos produzidos em sua própria horta.

O resgate de antigas tradições como a interferência do calendário lunar no plantio e cultivo, a análise das folhas para diagnóstico da quantidade de água nos vasos, a reutilização de utensílios na horta em prol da sustentabilidade do planeta, a percepção de sabores em vegetais pouco utilizados, entremeados por um café da manhã orgânico, farão parte da dinâmica do curso.

“A alimentação orgânica é fundamental para nossa saúde, da sociedade e do planeta. Comprar do pequeno produtor orgânico é incentivar a diversidade e sair da rotina dos conglomerados econômicos. Essa prática beneficia também o planeta já que a produção orgânica exige ambiente limpo e livre de química pesada. Sem falar dos benefícios óbvios para a saúde apresentados em estudos realizados ao redor do mundo”, define, Ana Clara Laaf, proprietária do Espaço Arboral.

O curso será dividido da seguinte forma:

Teoria – o preparo da terra, a influência do calendário lunar na semeadura, como perceber a quantidade adequada de água, etc.

Coffee break orgânico

Prática – Montagem das hortinhas com dicas individuais.

ROTEIRO

Curso Horta Orgânica de Apartamento com Leila Pavetits
03 de abril – domingo – 9h30 às 13h
Investimento: R$224,00
Espaço Arboral – Rua Maria Eugênia, 215/sala 301 – Humaitá
Tel: 3199-0592 arboraleventos@gmail.com